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CICLO MENSAL DE PALESTRAS

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CICLO MENSAL DE PALESTRAS - Página 6 Empty Re: CICLO MENSAL DE PALESTRAS

Mensagem  Professor Seg Jan 12, 2009 8:45 am

Olá Adriana.
É o boa sugestão.
Vamos verificar a possibilidade, se possível, realizaremos a palestra.
Obrigado pela participação.
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CICLO MENSAL DE PALESTRAS - Página 6 Empty dar dica

Mensagem  Adriana Sáb Jan 10, 2009 6:25 pm

Por que vocês não fazem uma palestra sobre o novo acordo ortográfico?
Ajudaria muito, nós que fazemos os cursos técnicos que já terminamos o ensino médio.
Já que muitos concursos vão exigir saber sobre este acordo ortográfico.
Obrigada.

Adriana

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CICLO MENSAL DE PALESTRAS - Página 6 Empty Re: CICLO MENSAL DE PALESTRAS

Mensagem  Helenice Queiroz Qui Jan 08, 2009 4:30 pm

Palestra:
A ARTE DE FALAR BEM EM PÚBLICO
Hoje você pode não querer falar, amanhã você terá que falar.

A Arte de Falar Bem em Público
Muitas pessoas devido ao excesso de timidez e medo de falar em público, perdem varias oportunidades, tanto na vida pessoal quanto na profissional, sendo a ato de falar em público uma necessidade para qualquer pessoa nos dias atuais. Se observarmos grande parte das pessoas de sucesso, em sua maioria são bons comunicadores.

Medo de Falar em Público?

A principal causa de você ter medo de falar em público é simplesmente o fato de que você não está acostumado a falar em público.
Converse sobre seus medos, assim eles perdem poder.

A Boa Comunicação é importante?
Cada vez mais as escolas exigem que os alunos apresentem oralmente seus trabalhos. Quase todas as atividades profissionais exigem comunicação eficiente e desembaraçada. Quanto mais crescimento profissional, mais serão as situações em que você terá que falar bem.



É preciso enfrentar o medo e conhecer algumas dicas:
1. Vença o medo: conheça o assunto – leia, estude, pesquise, treine e “treine”. Organize as idéias: início, meio e fim. Participe o máximo possível das experiências de falar em público: faça perguntes, dê sua opinião, participe, fale...
2. Use a inibição a seu favor - pessoas mais inibidas se preparam melhor, respeitam mais o público e procuram manter mais o controle e equilíbrio. A timidez é importante, até o ponto que não o impede de realizar algo.
3. Fale com naturalidade e emoção - seja natural e espontâneo, demonstre envolvimento e interesse sobre o que está falando e fale com energia, entusiasmo e emoção.
4. Seja bem-humorado - espontaneidade e leveza na comunicação. É necessário cuidado com trocadilhos e piadinhas. Seja simpático, agradável e gentil – sorria.
5. Tenha uma boa voz - respire e faça pausas, cuide da entonação e mantenha um ritmo agradável.
6. Tenha um bom vocabulário - evite gírias, palavrões, palavras difíceis e gerúndios.
Enriqueça o vocabulário lendo e conversando com pessoas de vocabulário enriquecido.
7. Tenha boa postura e saiba gesticular - expressão corporal é muito importante.
Gesticule com moderação e mantenha a postura altiva.
8. Saiba o que fazer com as mãos - evite colocar as mãos nos bolsos e não fique com braços cruzados. Use-o “abraço” de mãos.
9. Como enfrentar o branco na fala - acontece quando perdemos alinha de raciocínio.
Volte a última frase. Use: Na verdade o que eu quero dizer é... Você reconta a informação por outro caminho.
10. Planeje as apresentações – as apresentações têm que ser muito bem planejadas: como iniciar, como desenvolver, como compor, como encerrar, etc.

COMUNICAÇÃO VERBAL -O domínio do idioma é, hoje, elemento de primeira necessidade, seja na vida pessoal ou profissional.
DEIXE SUA MARCA -Comece a se policiar no falar.
Seja um profissional disputado nos novos tempos que já chegaram.

Reinaldo Polito - www.polito.com.br
Carlos Conce - www.carlosconce.com.br

A importância da Comunicação em geral e dentro das empresas:

Vídeo: Comunicação - Mario Persona

Palestrante: Helenice Queiroz


Palestra:
COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO
Ele é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo. Por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances se recolocar (ou de começar) no mercado de trabalho.

O Curriculum Vitæ (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo: é um documento do tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.

Dicas:
O currículo deve ter no máximo duas folhas.
Não pode haver erros de português.
Não invente informações.
Evite usar letras trabalhadas, coloridas, bordas, marcadores e numeração.
Use sempre o mesmo tipo de letra do início ao fim do currículo.
Não coloque foto, a não ser que a vaga peça.
Seja Claro, breve e objetivo.
O currículo não deve conter documentos apenas a CNH.(Carteira de Habilitação)
Evite gírias ou termos técnicos.
Mantenha o currículo em seu e-mail atualizado.

Topo do Currículo: digite seu nome completo – centralizado. Para economizar espaço, não é preciso iniciar com "Curriculum Vitae" ou "Currículo“, pode começar diretamente pelo seu nome. Os currículos estão muito mais concisos. Com isso você ganha espaço e mostra que você está mais conectado à realidade do mercado.

Dados Pessoais:coloque idade, telefone, endereço, e-mail(deve ser um e-amil profissional), estado Civil/filhos e CNH - nesta ordem.
Não se coloca outros documentos, salvo se a empresa solicitar.

Objetivos: coloque objetivos mais abrangentes para não restringir suas chances. Ex:
Quero me desenvolver profissionalmente no setor onde eu for trabalhar, acrescentar resultados positivos para a organização, o que me dará satisfação pessoal e me estimulará a fazer carreira dentro dessa área.

Competências Profissionais:agora é hora de se destacar, de criar seu diferencial. Coloque as competências mais fortes e visíveis em você. Ex: criatividade, iniciativa, boa-comunicação, dinamismo, pontualidade, espírito de equipe e comprometimento.

Experiência Profissional: deve-se colocar a empresa, o cargo exercido e período em que ficou empregado. A ordem deve ser do emprego mais recente para o mais antigo. Se a pessoa teve muitos empregos, colocar apenas os que tem relação com o cargo pretendido.

Escolaridade: coloque Ensino Médio ou Ensino Fundamental, completo ou incompleto. Não é necessário colocar o nome das escolas onde foi realizado o colegial. Agora se for um curso Técnico ou Faculdade, coloque o nome da entidade.

Cursos: coloque os cursos profissionalizantes, carga horária e entidade onde foi realizado. Não citar cursos básicos. Se a pessoa tiver realizado muitos cursos, citar apenas os que tenham relação com o cargo pretendido. O mesmo vale para palestras.

Referências: não há necessidade de colocar.

Vídeo: Currículo Campeão


Carta de Apresentação
É a "folha de rosto" do seu currículo. Uma forma de abrir contato com a empresa. Apresentar algumas competências profissionais e criar um diferencial.

Modelo de Carta de Apresentação - para quem não tem experiência profissional


Carta de Apresentação


Prezado senhor (a),
Segue em anexo para apreciação e avaliação o meu curriculum vitae, uma vez que estou buscando uma colocação no mercado de trabalho.
Caso considere interessante, poderemos ter um contato pessoal, durante o qual poderei detalhar melhor o meu perfil profissional, e o nível de desafio que estou buscando.
Desde já, agradeço a atenção e aguardo um pronunciamento.

Aqui digite seu nome completo.

Obs:
Fonte: verdana ou times new ronan
Titulo: tamanho 14, centralizado
Todo o texto com espaçamento entre linhas de 1,5.
Seu nome alinhado à direita.

Modelo de Carta de Apresentação - para quem tem experiência profissional


Carta de Apresentação


Prezado senhor (a),

Segue em anexo para apreciação e avaliação o meu curriculum vitae, uma vez que estou buscando uma nova colocação no mercado de trabalho.
Acredito que a minha experiência possa vir a ser útil para uma das oportunidades de seu conhecimento.
Caso considere interessante, poderemos ter um contato pessoal, durante o qual poderei detalhar melhor o meu perfil profissional, e o nível de desafio que estou buscando.
Desde já, agradeço a atenção e aguardo um pronunciamento.

Aqui digite seu nome completo.

Obs:
Fonte: verdana ou times new ronan
Titulo: tamanho 14, centralizado
Todo o texto com espaçamento entre linhas de 1,5.
Seu nome alinhado à direita.

Palestrante: Helenice Queiroz




Palestra:
MARKETING PESSOAL

Marketing Pessoal: é um conjunto de ações e procedimentos que contribuem para a formação profissional e pessoal, propiciando sua valorização no Mercado de trabalho.

Marketing pessoal é uma ferramenta que podemos utilizar para fazer com que nossos pensamentos, atitudes, nossa apresentação (postura, roupas) e até forma de comunicação, nos auxiliem em nosso meio profissional, nos dando uma vantagem no mercado de trabalho.
As empresas atualmente analisam não só a experiência de um profissional, elas querem pessoas capacitadas, mas de grande ética, com capacidade de liderar e inspirar pessoas, motivando todos à sua volta.

Ações e procedimentos que contribuem para um Excelente Marketing Pessoal:
Auto-conhecimento para valorizar os pontos fortes e trabalhar os pontos frágeis.
Apresentação Pessoal adequada à empresa, ao cargo e funções desempenhadas.
Vocabulário apropriado às situações.
Rede de contatos – Networking.
Atitudes e comportamentos que proporcionem visibilidade dentro da empresa.

Vídeo: Marketing Pessoal


Teste: Você gerencia seu Marketing Pessoal?(Clique no link abaixo:)
http://www.motivado.com.br/testes/testemarkpessoal.html

Esforço e competência estão totalmente alinhados com Marketing Pessoal. Não adianta você dizer que é bom! Precisa mostrar isso ao mercado, para que você possa ser realmente reconhecido. Mas não deixe também de dizer isso a todos.

De que adianta você ser o cara mais esforçado da empresa ou do mercado, se ninguém sabe disso. Também não adianta você dizer a todos que é o melhor que existe, se em 15 minutos de trabalho você não puder provar isso.
Seja o melhor em sua área, ou no mínimo um dos melhores que existam. E depois diga isso a todos! Faça com que o mercado saiba que você faz a diferença.

O retorno pode demorar a vir, mas com certeza virá!

MEDITE!
“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las” (Francis Bacon).

Palestra realizada nos dias:
21/01/2009 - 16h
24/12/2008 - 12h

Palestrante: Helenice Queiroz




Palestra:
ENTREVISTA DE EMPREGO

Entrevista de Emprego
É uma técnica de seleção que o empregador utiliza para avaliar o perfil pessoal e profissional do candidato e verificar se o mesmo atende ou não às qualificações para o cargo.

O que saber sobre a empresa na qual vou realizar a entrevista?
Procure saber o nome, a localização, os setor em que atua os produtos e serviços que oferece
sua reeputação no mercado, crescimento nos últimos anos e mudanças recentes.

Vestuário
Prefira roupas de caimento normal e discretas.
Evite: estampas grandes, cores berrantes, bijuterias e maquiagens exageradas, transparências, decotes, roupas curtas e boné.
Cuide da Higiene: barba e unhas feitas, cabelos cortados e penteados.
Tente criar um visual que já o faça parecer com um funcionário da empresa na qual vai realizar a entrevista.

Cumprimentos
Faça a reverência com a cabeça e posicione-se de frente ao entrevistador.
Diga apenas Bom dia, boa tarde e boa noite.
Se possível fale o nome do entrevistador acompanhado de "Tudo bem?".
Não use: beijos, abraços e apelidos.
Dê um aperto de mão confiante e moderado.

O que devemos fazer antes da entrevista?
Chegar de 10 a 15 min antes.
Procurar manter-se calmo.
Tratar todos com cortesia e educação.
Ser agradável e natural.

O que devemos fazer durante a entrevista?
Manter-se calmo e natural.
Usar um tom de voz médio.
Manter a postura e olhar nos olhos do entrevistador.
Participar com disposição das dinâmicas.
Dar respostas claras e objetivas.

O que devemos fazer no término da entrevista?
Agradecer pela oportunidade.
Ao sair despedir-se com um aperto de mão.
Manter-se motivado e confiante.
Se possível no dia seguinte enviar uma carta ou e-mail de agradecimento.

Evite:
Chegar a atrasado.
Responder as perguntas de forma monossílaba: sim, hum.
Levar embrulhos e pacotes.
Usar boné, maquiagem, estampas ou acessórios exagerados.
Remexer-se na cadeira.
Mascar chicletes.
Falar muito alto ou cochichar.
Evite termos técnicos ou gírias.

Atenção:
Desligue o celular.
Mantenha a postura e motivação.
Seja o mais natural possível.
Seja claro e breve nas respostas.
Mantenha o bom humor sempre.
Esteja sempre com currículo e foto 3x4 em mãos durante uma entrevista.
Participe de todas as entrevistas que puder, assim se sentirá mais confiante e preparado.

Vídeo: Como se sair bem na entrevista de emprego


http://vocesa.abril.com.br/entrevista/entrevista.html
http://istoedinamica.terra.com.br/istoe/testes/simulador_entrevista/index.asp
2 simuladores entrevista de emprego - com dicas sobre o que responder as principais perguntas

Prepare-se e Boa Sorte!

Palestra realizada nos dias:
19/11/2008 - 16h e 18h
06/12/2008 - 12h

Palestrante: Helenice Queiroz


Última edição por Helenice Queiroz em Qui Fev 19, 2009 10:01 am, editado 10 vez(es)
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CICLO MENSAL DE PALESTRAS - Página 6 Empty CICLO MENSAL DE PALESTRAS

Mensagem  Professor Qui Jan 08, 2009 4:24 pm

Ciclo Mensal de Palestras

A partir do mês Janeiro de 2009 os alunos que participarem de duas palestras sequênciais poderão solicitar na secretaria um comprovante de participação das palestras.
Mantenha-se atualizado e prepare-se para as exigências de Mercado de Trabalho!




Palestra

Mercado de Trabalho

Venha fazer uma atualização profissional.
Conheça as principais exigências do Mercado de Trabalho e fatores que podem levar você ao sucesso pessoal e profissional.

24/06/2009 - Quarta – 15:30 às 17:00
27/06/2009 – Sábado – 8:30 às 10:00


Inscrições: secretaria ou
pelo telefone 3315-6937



Faça sua inscrição na Secretaria ou pelo telefone: 3315-6937.

Cada aluno poderá trazer um convidado que também deve ser inscrito na secretaria.
Vagas Limitadas.


Última edição por Professor em Sáb Set 03, 2011 9:20 am, editado 32 vez(es)
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